Em 1904, dirigentes da Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Suécia e Suíça reuniram-se em Paris, na França, para fundar a Fédération Internationale of Football Association (Federação Internacional das Associações de Futebol), a FIFA, órgão que comanda o futebol e é responsável por organizar competições de nível mundial. A entidade foi criada para suprir o desejo de um torneio de futebol entre os países.
Após a criação, a Inglaterra foi a primeira a aderir à nova federação, seguida por Alemanha, Áustria, Itália e Hungria. Em seguida, países de outros continentes aderiram à FIFA. Atualmente, a federação tem sua sede em Zurique, na Suíça.
A primeira edição da Copa do Mundo de Futebol foi realizada, pela organização, em 1930, no Uruguai, e contou com a participação de 13 seleções da América e Europa, o que influenciou ainda mais a expansão do futebol.
Depois desse ano, a Copa do Mundo criou a tradição de ser disputada de quatro em quatro anos. Posteriormente, Itália e França sediaram o mundial, que foi paralisado de 1942 a 1946, em consequência da Segunda Guerra Mundial.
Foram disputadas 20 Copas do Mundo, contando até sua edição de 2018, e apenas oito países de dois continentes conseguiram levantar a taça de campeão. O Brasil é o primeiro da lista, com, até então, cinco vitórias, e o único a ter disputado todas edições do torneio.
Créditos/fonte: Brasil Escola – Uol